terça-feira, 9 de agosto de 2011

Separe o seu lixo, mesmo que Salvador não tenha coleta seletiva


Muita gente acha que todo catador de lixo é um morta-fome, um coitado, um zé-ninguém. É verdade que a maioria das pessoas que vivem da reciclagem são moradores de rua, e que tem na reciclagem sua unica fonte de renda. Mas o que pouca gente sabe é que a reciclagem é um trabalho digno como qualquer outro. Acho até que é um dos mais importantes da atualidade. Afinal, quem não tem uma sacola de pano escrito "recicle", "reutilize", "eu não sou se plástico" etc..? Quem não tem um discurso ecologicamente correto na ponta da língua? Mas quem realmente utiliza essas sacolas para evitar sacos plásticos? Quem realmente separa o lixo em casa? São os catadores de lixo que fazem o trabalho prático por detrás do nosso discurso.

Salvador não tem um sistema de coleta seletiva.. Apenas em alguns lugares podemos encontrar esses tonéis para lixo reciclável. E o que é pior, muita gente não ta nem aí e joga plástico no lugar de papel e vidro no lugar de orgânico. Também tem gente que diz que não adianta separar, pois o caminhão de lixo vai misturar tudo!... Mas é bem provável que algum catador abrirá seu lixo antes do caminhão passar. Por isso é importante separar o lixo em casa.

Ter cuidado com vidros quebrados é fundamental. O ideal é colocar numa caixa de papelão e escrever VIDRO bem grande e várias vezes pra não ter duvida.


Mão cheia de cicatrizes de uma catadora do Politeama. Cortes causados por vidros e objetos cortantes nos lixos domésticos.

Nunca misturar vidros ou objetos perfurantes e cortantes com outros resíduos orgânicos. Os 60 mil cães e gatos de rua de Salvador se alimentam do nosso lixo doméstico. Muitos morrem de forma bizarra por comerem comida misturada com vidro. O ideal é ter um saco só para lixo orgânico (restos de comida).

Separar orgânicos de inorgânicos é fundamental. O lixo da cozinha geralmente vira uma coisa nojenta com  embalagens plásticas, latas, restos de comida, eca! Com certeza algum catador vai ter que enfiar a mão no seu lixo fedorento e gosmento para retirar uma lata. Custa muito separar um saco só com latas, garrafas plásticas, embalagens recicláveis? Os catadores precisam rasgar os sacos, fica uma sujeirada danada...Separar o lixo doméstico facilita o trabalho dos catadores, além de que a cidade ficará mais agradável.


Vídeo de Bugalô, catador da região do Canela, revirando o lixo sem luvas, na presença de ratos e baratas, pois assim ele "sente o material". 
 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RPbL5czpQX0



Devemos lutar por uma cidade mais agradável. O ideal é existir um sistema de coleta seletiva em todos os bairros. Reciclamos apenas 1% de todo o lixo que produzimos. Mas, enquanto isso não acontece, vamos facilitar o trabalho dos nossos catadores, pais e mães de família, sobreviventes dessa cidade maluca.

http://coisasprafazeremsalvador.blogspot.com/2011/02/separe-o-seu-lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é fundamental para que haja educação ambiental!