Faço a avaliação do Módulo II, curso de especialização em Educação Ambiental Lato Sensu, da Universidade Federal de Rio Grande, Universidade Aberta do Brasil, Pólo Extremo Meridional com o objetivo de ampliar nossas compreensões e potencializar as trocas de saberes neste espaço interativo.
Senti as disciplinas que constituem este Módulo com muito mais intensidade, acredito que isto aconteceu por ter aproveitado as aprendizagens construídas no Módulo I. As disciplinas Constituição de Educadores Ambientais, Educação no Processo de Gestão Ambiental foram elaboradas de uma maneira muito interessante, nos proporcionando assuntos, interrogações e autores para o enriquecimento da escrita que exige muita compreensão do significado da Educação Ambiental, da constituição do que é ser e como atuar como um Educador Ambiental. Os exercícios que realizamos através das leituras, os novos conceitos adquiridos, reelaborados foram transmitidos através das redações, da construção de conceitos para o “eduglossário’, ou através do registro escrito da minha primeira proposta inicial de Projeto de Educação Ambiental.
Projetos de Educação foram pensados e com muita disponibilidade segui em busca de lapidar um conhecimento adquirido no curso de especialização em Gestão Ambiental para utilizá-lo de outra forma. Procurei dar vazão a uma necessidade que sinto de criticar comportamentos e resolvi buscar através do conhecimento coletivo alguma solução para o problema da disposição do lixo doméstico. Encontrei no projeto ação uma oportunidade de criar o exercício da reflexão, de promover a mudança comportamental através da teoria e da prática educativa. Aproveitar os educadores, com suas potencialidades e experiências me faz buscar dentro de mim uma razão para fazer este projeto, para realizar uma relação entre gestão e educação ambiental como remete a interdisciplinaridade. Imagino que o exercício nos leve a vivenciar a construção individual dentro do coletivo, cada qual com a sua consciência para o novo paradigma.
Quero registrar que gostei muito de ter em mãos o livro Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores, sendo que o mais importante foi enfrentar o desafio de escrever o texto sobre "Complexidade", de Aline Viégas, e escolher um dos outros textos sobre interdisciplinaridade. A tarefa foi algo como buscar “uma agulha no palheiro”, mas vibrei quando ficha a caiu e, eu consegui ir em frente e escrever. Focar sobre o pertencimento ao lugar, visualizar a nossa prática enquanto ser humano e como queremos estar, em nossas relações pessoais e profissionais, foi e é um exercício gostoso quando a compreensão se estabelece naquilo que nos rodeia, o meio ambiente. Exercitar a escrita através do conto para compor o álbum "As Cidadizíveis", foi uma alegria, assim como a narrativa intitulada "O município que temos e o município que queremos".
Gosto muito do blog, de escrever e colocar imagens, demorei para aprender a deixar as fotografias em um tamanho adequado devido a falta de conhecimento técnico. Já em relação aos fóruns não tenho a mesma opinião, acho que não conseguimos uma boa interação.
A metodologia que nos foi ofertada na elaboração das três etapas do Projeto de Educação Ambiental, composta pelas instruções dos Guias, as leituras complementares foi a dose certa para a ajuda necessária no desenvolvimento e interpretação das nossas idéias. Aprendemos o caminho e podemos utilizar as ferramentas para colocar a criatividade e o conhecimento a serviço da educação.
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